O Espelho da Vida

A mente é o espelho da vida em toda parte.

...Nos seres primitivos, aparece sob a ganga do instinto, nas almas humanas surge entre as ilusões que salteiam a inteligência, e revela-se nos Espíritos aperfeiçoados por brilhante precioso a retratar a Glória divina.

Estudando-a de nossa posição espiritual, confinados nos achamos entre a animalidade e a angelitude, somos impelidos a interpretá-la como sendo o campo de nossa consciência desperta, na faixa evolutiva em que o conhecimento adquirido nos permite operar.

Definindo-a por espelho da vida, reconhecemos que o coração lhe é a face e que o cérebro é o centro de suas ondulações, gerando a força do pensamento que tudo move, criando e transformando, destruindo e refazendo para acrisolar e sublimar.

Em todos os domínios do universo vibra, pois a influência recíproca.

Tudo se desloca e renova sob os princípios de interdependência e repercussão.

O reflexo esboça a emotividade.

A emotividade plasma a ideia.

A ideia determina a atitude e a palavra que comandam as ações.

Em semelhantes manifestações alongam-se os fios geradores das causas de que nascem as circunstâncias, válvulas obliterativas ou alavancas libertadoras da existência.

Ninguém pode ultrapassar de improviso os recursos da própria mente, muito além do círculo de trabalho em que estagia; contudo, assinalamos, todos nós, os reflexos uns dos outros, dentro da nossa relativa capacidade do movimento de permuta incessante.

Respiramos no mundo das imagens que projetamos e recebemos. Por elas, estacionamos sob a fascinação dos elementos que provisoriamente nos escravizam e, através delas, incorporamos o influxo renovador dos poderes que nos induzem à purificação e ao progresso.

O reflexo mental mora no alicerce da vida.

Refletem-se as criaturas, reciprocamente, na Criação que reflete os objetivos do Criador.

Texto parcial extraído do capítulo, O Espelho da Vida, do livro Pensamento e Vida - Francisco Cândico Xavier, pelo Espírito Emmanuel, Ed. FEB

 

O ato de pensar envolve a emotividade na origem, a ideia na elaboração do pensamento formando a atitude que organiza as formas de expressão, e a inteligência no discernimento e na elucidação da razão final.

Pensar conscientemente exige um enorme esforço de inteligência para ordenar a ideia que se esboça na emotividade elucidando e discernindo à luz da razão.  

Creio que seja muito difícil, talvez ainda impossível ao ser humano no atual estágio evolutivo, pensar genuinamente no uso das próprias faculdades mentais e gerar pensamento puro sem a interferência do emaranhado mental coletivo da psicosfera planetária planetária. Exige muito esforço de discernimento, que talvez ainda não nos seja possível exercer plenamente. 

Em nossas expressões, somos ainda uma mistura de emoções, ideias, pensamentos e sentimentos coletivos, mais próximos do nosso passado animal que do nosso futuro individuado.

O pensamento reflete o desejo e a vontade, que se misturam prevalecendo a força do hábito ou da consciência desperta.

Se o desejo é mais forte que a vontade, sendo hábito atender aos seus apelos, a tendência é a de se acomodar no senso comum e “pensar os pensamentos embolados” do emaranhado mental coletivo.

Se a vontade é mais forte que o desejo, o indivíduo já aprendeu a discernir e fazer suas escolhas visando sempre alcançar o ápice da sua inteligência. Então ele passa a ser um cocriador consciente alimentando a psicosfera com pensamentos criativos.  

O pensamento é onda que se propaga na mente, individual e coletiva, atraindo e criando as realidades, seja ele gerado pela vontade e inteligência ou replicado do senso comum. A origem do pensamento não isenta a responsabilidade sobre os eventos da vida.

Na verdade, o pensamento já é um tipo de matéria, mesmo que nós ainda não o concebemos assim, porquanto ele carrega em si a energia da emotividade ao plasmar a ideia no campo astral, cuja materialização no plano da vida física é só uma questão de tempo e de combinação dos elementos necessários.

O pensamento é o diretor executivo da vida, mas é a consciência que preside a vida.

 

Para ter uma palestra sobre este tema, entre em contato.

 

Powered by BreezingForms

 


Imprimir